Portuguese

lolpes

19 Oct 2015, 15:15

O primeiro link que mostras é pcb mounted, e no segundo video a plate está preparada para switch top removal, ou seja, tem aquelas indentações no meio dos quadrados.

rddm

19 Oct 2015, 15:18

@lolpes sim resolvem, porque o led não é soldado, mas sim o sip socket. Para além de ser bom para conseguires tirar o topo, também torna muito mais fácil mudares de leds regularmente sem ter de andar a desoldar. Digo que o ideal mesmo é usar pcb sockets (aqueles connectores que trás o smart68), porque não ficas com um sip dentro do switch. Tenho andado em cima disso e há pelo menos 2 marcas que fazem pcb connectors.
A questão é que ainda não tenho uma pcb para andar a pedir samples e testar todos os sockets e perceber quais é que são os apropriados. O ideal mesmo era tentar arrancar essa informação ao chinês que desenvolveu o smart68, algo complicado porque depois o teclado é completamente desvalorizado por haver hipoteses de fazer isso numa pcb normal.

O smart68 para mim era o ideal porque podes trocar de switches regularmente sem andar a soldar e desoldar que implica sempre aquecer a PCB, que pode levar a "cortar pistas" ou até a queimar componentes. Basicamente fica-se com aquela base de teclado, e depois só tens de perder 1horita a trocar os switches todos sempre que quiseres "inventar".

lolpes

19 Oct 2015, 15:48

A case vale cerca de 90$, a pcb do GON60 com os switches e plate valerá portanto cerca de 140$. A pcb é 70$, os switches serão cerca de 30$ ou menos até, a plate pode até custar os 40$ restantes, mas tudo junto creio que 120$ seria um bom preço.

malaik0

19 Oct 2015, 15:56

e é boa? é que tb 120$ (110 euros) quase que dava para um teclado xD

ha uma coisa que eu nao percebo, a parte de cima ou seja a top plate destas coisas é colocada antes dos switchs e os leds? ou seja a que tiver nao da para tirar certo?

ia alterar o post aterior e acabei por apagar lolol

lolpes

19 Oct 2015, 16:08

é considerada a melhor pcb de 60%, é de boa qualidade e o software é muito user friendly, se vale o dinheiro ou não isso é ao gosto de cada um ;) mas completo qualquer combo de pcb+plate+switches+leds fica a volta de 100$ (exemplo da combinação sprit + LeandreN : 45$ pcb + 30$ plate + 30$ switches + leds(4$) + stabs(8) + shipping(10$) + paypal(4%) = 132.1$)

rddm

19 Oct 2015, 16:16

@lolpes eu ainda estou para saber onde arranjas esses preços :o

malaik0

19 Oct 2015, 16:22

obrigado xD vou então ver quanto ele quer ou mesmo se esta disposto a vender separado...aquilo limita logo ao layout ANSI ?

lolpes

19 Oct 2015, 16:46

rddm wrote: @lolpes eu ainda estou para saber onde arranjas esses preços :o
fui buscar os preços de GB do LeandreN para as cenas todas menos para os switches, aos quais dei o preço de 0.5 euros/switch que é mais ou menos o preço pelo que consegues arranjar nos classifieds do geekhack.

Achaste demasiado altos ou baixos? :/ foi uma estimativa e sem preço da case. No caso daquela pcb do gon falei em 120$ por vir de outra pessoa e não tive em conta nem o envio nem possiveis cobranças de alfandega...já no caso das cenas do LeandreN a alfandega não seria problema acho eu uma vez que seria entrega dentro da união europeia, mas sintam-se a vontade para me corrigir ;)

malaik0

19 Oct 2015, 21:08

Spoiler:
Image
Nerd 60 with black vintage switch
Spoiler:
Image
Nerd 60 with blue switch

ja tenho estas duas propostas...qual aconselham, que coisas tenho que ter em atençao ao analisar? tanto uns como outros switchs tinha curiosidade de adquirir

@yobinad tens conhecimento de causa a cerca disto, tenho que ter atençao em alguma coisa?

yobinad
\m/

19 Oct 2015, 21:38

Eu gosto de clears

O prelim gosta de blacks

O lolpes gosta de blues

Venha o diabo e escolha

:D

malaik0

19 Oct 2015, 21:45

eu ja tenho:

teclado com browns
teclado com reds
teclado com clears

agora queria outros xD...mas relativamente as placas sao todas iguais nao ha uma primeira edicáo ou segunda?

o layout ISO e ANSI e logo definido na PCB?

miguelbazil

19 Oct 2015, 22:06

Gostas mais com ou sem feedback táctil?

Prelim

19 Oct 2015, 22:10

se já tens esses então experimenta blues, é um mundo à parte mesmo acredita! (embora eu deteste)

pcb do gon60, já só se vende a v2.0 (é a melhor). o layout ISO/ANSI só depende de como montares os switches, o pcb tem furação pra tudo e mais alguma coisa ;)

malaik0

19 Oct 2015, 22:28

o clears esta previsto chegar dentro de dias mas entre os reds e os browns gosto mt mais dos browns...reds sao mt leves :/

malaik0

19 Oct 2015, 22:33

mas os blues sao mais pesados ? e os black?

Prelim

19 Oct 2015, 22:34

tás a comparar 2 coisas distintas, q não podem ser comparadas.

lineares = blacks + reds
tácteis = browns + clears
clickys (mundo à parte :P) = blues

só tens de saber o q gostas mais... se lineares, tácteis ou clickys! agora dizer q browns é melhor q red por ser menos leve não me parece bem. eu próprio detesto reds e adoro lineares ;)

dps de saber o tipo de switch q gostas mais, aí já te podes aventurar com forças de actuação mais ou menos leves, conforme o gosto (aka molas custom)

rddm

19 Oct 2015, 22:38

Hoje chegou o meu switch tester parecido com o NPKC e embora ainda não tenha estado muito de volta daquilo, fiquei com a impressão que gosto de switchs pesados (black), no entanto também adorei do bump dos browns. Acho que o ideal é mesmo os clears como já tinha pensado.
Experimentei alguns gateron e há alguns que parece terem um feeling mais natural que os cherry, acho que é o tal "smoth" que os membros falam.
Relativamente aos blues, achei muito levezinhos e o click deu-me a sensação que é só para fazer barulho por assim dizer. Se calhar ia-me apaixonar por greens.
Tanto os clear como os greens não experimentei porque o rapazito que vende os switch tester NPKC no ebay, vende um contrafeito e não o original e como tal não trás. Já tratei de abrir um caso porque isto do gajo meter as fotos do original não tem com nada.

malaik0

19 Oct 2015, 22:42

pois tenho que receber os clears para saber...ainda nao percebi bem isso, apenas digo o que sinto xD ao escrever os reds quase que nao sinto, começo a escrever a uma certa altura deixo de sentir= sendo assim se calhar gosto mais dos tacteis:/

Prelim

19 Oct 2015, 22:53

eu não gosto de sentir bumps nos switches (embora o meu 2º switch favorito seja clears, farto-me depressa de escrever naquilo) por isso prefiro lineares.

pra mim tácteis são bons pra aprender a escrever em mecânicos: isto pq um gajo ganha a sensibilidade de teclar a não fazer bottom-out (relembro q todos os cherry mx têm actuação nos 2mm) pois qd passa o bump já sabe q não é preciso tar a ir com a tecla mais fundo. Assim q se volta a lineares faz-se exactamente o mm ;)

o prob pra mim dos reds (55g) é q são sensíveis demais ao ponto de quase não fazer força, carregar sem querer, fazer mais bottom-out etc. como black (80g) é demasiado rijo (mm vintage blacks tb o são (70-72g)), normalmente o pessoal dos lineares prefere um meio-termo entre reds e blacks (60 a 67g é o ideal)

miguelbazil

19 Oct 2015, 23:13

rddm wrote: que os membros falam.
Relativamente aos blues, achei muito levezinhos e o click deu-me a sensação que é só para fazer barulho por assim dizer.
Oh, os blues têm o click e o feedback táctil, há quem goste.
Por acaso estava curioso num ponto. O meu G80 até é leve, mas este Turtle Beach parece ser mais pesado a escrever. Sendo eles blues, não deveriam ser semelhantes?

Prelim

19 Oct 2015, 23:17

pode ser do burn-in de switches... se o teu G80 fosse antigo, então ainda acreditava q fossem mais leves (os vintage blues são pois a mola era diferente). Não te esqueças q tb "teclas diferentes = feeling diferente" e o facto de serem teclados "pcb mount vs plate mount"

eu tb acho q os blues só fazem barulho lol ;)

lolpes

19 Oct 2015, 23:47

Para mim gateron blues é mel! O switch tem um milímetro a mais de travel, e por isso até acho melhor a depressão mais funda :p
Se bem que vejo me a querer experimentar clears, desde que experimentei a board do yobinad, nunca devia ter tocado naquilo!

Spikebolt
√(4) != -2

20 Oct 2015, 11:57

Eu infelizmente cada vez gosto menos de switches Cherry, o único que consigo suportar de momento são os reds. Adorava meter-me a fazer um 60% custom com layout HHKB e uma base em madeira mas depois provavelmente não o iria usar :/

Alguém já experimentou os ditos Zealios? Já li opiniões mas parecem-me biased. A 1$ por switch têm mesmo de ser muita bons :|

yobinad
\m/

20 Oct 2015, 23:11

Pelo que li os Zealios purple são equivalentes aos MX Clear(excepto a força da mola).
Para quem gosta de bling bling tem a mais valia do housing ser transparente.
Se não corrigiram o problema do top housing dos gateron vai sair uma boa cagada.

Prelim

20 Oct 2015, 23:29

Dá-lhe na dremel!! :P mas realmente é um design flaw do crl (há quem diga q o Eng. da Gateron nem chegou a perceber pra q servia o top notch original da Cherry) :(

lolpes

21 Oct 2015, 12:02

A quem me referenciou no reddit em relação aos gateron clears obrigado :D

rddm

21 Oct 2015, 12:38

de nada @lolpes, sempre atento :)

Spikebolt
√(4) != -2

21 Oct 2015, 19:48

Estranho, tinha ideia dos Zealios serem lineares. Assim não tem grande piada. Ergo clears não obrigado :P

Já agora qual é a design flaw dos Gaterons? Não soube dess

Zaphir

21 Oct 2015, 20:11

Spikebolt wrote: Estranho, tinha ideia dos Zealios serem lineares. Assim não tem grande piada. Ergo clears não obrigado :P

Já agora qual é a design flaw dos Gaterons? Não soube dess
Tenho a ideia que os Zealios existem um várias versões e com springs de vários g's. Acho que existem lineares e clicky... mas tenta procurar sobre isso, eu posso estar enganado.

De qualquer das formas tenho a sensação ter lido sobre eles algures no r/mk ou no keychatter.com.

Prelim

21 Oct 2015, 21:54

Spikebolt wrote: Já agora qual é a design flaw dos Gaterons? Não soube dess
os tops estão mal desenhados e os stems das teclas ficam presos neles qd pressionadas por baixo normalmente :(

Image

Post Reply

Return to “Português”