Depois de alguns meses mais de observação e aprendizagem por este forum, decidi inscrever-me e juntar-me a vocês nesta grande comunidade. Sou um novato neste mundo que só à coisa de 5 meses voltou a "redescobrir" a sua paixão por teclados mecânicos. Digo redescobrir, porque quando me iniciei no mundo da informática, à mais de 20 anos, cheguei a usar um Olivetti em casa com teclado mecânico. Com a chegada dos portáteis deixei de ter workstations em casa e nunca senti a necessidade de voltar a ter um teclado. No trabalho sempre trabalhei com o que me deram, e neste caso, sempre foi teclados de membrana. No final do ano passado, ao criar um espaço de trabalho em casa, necessitei de investir num teclado para casa. E pronto, foi a minha desgraça
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Mas pronto, chega de conversa pessoal
![Smile :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
Ora bem, vamos por partes:
- Sinto curiosidade de experimentar formatos pequenos, pois privilegio muito o espaço e existem muitas teclas de um teclado que não utilizo. Como tal, devido à experiência positiva com um TLK em casa, estou à procura de algo entre os 65% (arrow keys dedicadas é fundamental para já) e o TLK. Nestes formatos pequenos, um dos aspectos que valorizo será o facto de ser programável, para poder customizar a gosto algumas teclas (teclas que não uso e media keys). No TLK que tenho de momento, apenas tenho configurado layers para os formatos de Windows e Mac, mas no trabalho apenas usarei Windows.
- Ao nível de switches, tenho estado a adorar MX Brown, mas gostava de experimentar outras hipóteses. Talvez linear? Talvez uns MX Clear? Mandei vir um tester com vários switches mas o malandro nunca mais chega. Outro ponto relevante ligado aos switches em si, é a questão do barulho. Sendo o teclado para usar no local de trabalho, tem que ser algo mais silencioso. Tenho andado a ver uns MX Silence Red, que me parecem ser muito interessantes, mas mais uma vez, nunca os experimentei. Outra possibilidade será usar o-rings, já encomendei umas amostras para experimentar em casa, mas é algo que ainda estou a aguardar também.
- Ao nível de keycaps, pretendo ISO PT. E aqui tenho novamente grandes problemas. Tenho visto sets fantásticos e lindos....mas são na sua maioria ansi, e quando temos ISO, nunca é PT. Procurava algo de preferencia em PBT, pois o que tenho no ducky é um ISO PT ABS double shot se não me engano, e gostava de experimentar algo melhor. No entanto, corrijam-me se estou errado, mas PBT ISO PT ainda só encontrei sets da Varmilo. Estamos mesmo assim tão limitados? Ao nível de profile, penso que o que tenho é Cherry profile, e acho os SA muito bonitos, mas mais uma vez, é apenas curiosidade de experimentar outros formatos porque não tenho nenhuma experiência. Ainda andei a pensar no set Mito SA Pulse que está na massdrop, mas penso que não seja PT, e acabei por deixar cair a ideia.
Ao nivel do teclado em si, vou enumerar alguns que tenho pensado:
- Varmilo VA69 e Varmilo VA88....boa qualidade, keycaps PBT com ISO PT. Estaria mais virado para o VA69, com ou sem aluminium case é uma das duvidas. O que me deixa mais de pé atrás é o facto de não ser programável para poder customizar algumas coisas mais a gosto, tipo algumas media keys. Isso e o facto de provavelmente ir ficar na alfandega ou então ter que comprar na candykeys/caps-unlocked e esperar um bom tempo
- Outra hipotese será o TADA68. A opção com aluminum case é muito interessante bem como ser programável....mas o preço é algo elevado, principalmente para algo que ficará preso na alfandega com custos associados. Como não tem ISO PT, as keycaps teriam que vir de outro lado.
- Poderia novamente ir para um ducky, que adoro. Mas gostava de experimentar outras coisas.
- Por ultimo, tenho andado a considerar uma custom build, comprando case, PCB, switches, leds, keycaps e depois montando tudo em casa. Do lado positivo, era a satisfação de construir algo teu e personalizado. Do lado negativo, tenho o aspecto de soldar (nunca o fiz, mas pelo que vejo não tenho grandes receios, tenho sim é que comprar um kit de soldadura) e o facto de facilmente poder atingir preços elevados quando juntar os portes dos diversos componentes.
E pronto, encontro-me nesta situação. Estou um bocado perdido com a escolha das keycaps. Alguém consegue sugerir mais hipóteses para ISO PT? A alternativa é apenas encomendar keycaps no aliexpress ou massdrop sem ser ISO PT? Existe maneira/lojas na zona euro onde se possa comprar keycaps na linha do que procuro?
Tendo em conta o que procuro, iriam para um custom build ou iam directos para um Varmilo VA69 e não se chateavam mais? Nas PCBs tenho visto XD64, GK64, DZ60 ou BDB75....e nem sei para onde me virar. Parece-me tudo interessante mas será que qualquer uma me serviria?
Desculpem o testamento....e obrigado desde já por qualquer ajuda.
![Smile :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
Edit note: Ajustei o nome do tópico devido ao desenvolvimento da thread